Apesar de parecer coisa de criança, muitos homens ainda são negligentes com a limpeza peniana. A falta de higiene, além de potencializar o surgimento de odores desagradáveis ou infecções por fungos e bactérias, também pode aumentar o risco de inflamações no pênis, como a balanite, que causa coceira, dor e vermelhidão, corrimento amarelado ou ardência. Se a inflamação ocorrer com frequência, pode chegar a causar alterações nas células do órgão e desenvolver um câncer.
Além disso, as pessoas que têm relações sexuais com alguém com falta de higiene pode sofrer os impactos, se expondo a bactérias e fungos causadores de doença. Confira algumas dicas importantes para manter sua higiene íntima em dia:
Sempre urine após o sexo
Durante as relações o corpo entra em contato com várias bactérias normais, mas que, dependendo do tipo de relação, podem causar problemas se elas entrarem pelo canal urinário masculino e feminino. Nesse caso, a urina funciona como um mecanismo de defesa natural do nosso corpo e age removendo as possíveis bactérias que podem ter se acumulado na uretra durante a relação.
Lave o pênis adequadamente no banho
Apesar de óbvio, muitos homens ainda não fazem uma higiene adequada do pênis durante o banho e isso é muito perigoso, principalmente para aqueles que não realizaram a cirurgia de fimose e ainda possuem prepúcio. Para lavar o órgão adequadamente é necessário abaixar o prepúcio e enxaguar delicadamente com um sabonete com o pH neutro, sendo os infantis de glicerina as melhores opções.
É extremamente importante remover todas as secreções brancas, que são produzidas naturalmente pelo pênis, lavando todos os cantos da glande e do corpo peniano. Essa lavagem completa deve ser realizada ao menos uma vez por dia para garantir a saúde do pênis. É necessário também secar bem após as micções e banho, uma vez que a umidade no local pode fazer surgir infecções por fungos ou bactérias.
Seque o pênis com papel higiênico após urinar
Muitos homens acreditam que não é necessário enxugar o pênis após usar o banheiro e que balançar é suficiente. No entanto, isso não é verdade, uma vez que é bastante comum ficar restos de urina na uretra que podem sair e gerar umidade, principalmente nos homens que ainda possuem prepúcio.
Essa umidade na região, pode conduzir ao desenvolvimento de fungos e surgimento de infecções. O ideal é sempre passar um pedaço de papel higiênico na abertura do pênis após urinar, assim você garante que os restos de xixi sejam enxugados e evita dores de cabeças futuras que poderiam ser evitadas facilmente.