Algumas dúvidas são muito comuns nos consultórios urológicos. É normal que muitos homens tenham vergonha de perguntar algumas coisas a amigos e familiares, então muitos guardam muitas dúvidas sobre o próprio corpo e a própria saúde. Confira abaixo a resposta para algumas das perguntas mais comuns que homens fazem ao urologista:
“A cirurgia de Fimose pode reduzir o tamanho do pênis?”
Essa é uma dúvida comum e uma das principais preocupações dos homens com relação à cirurgia de fimoses. Mas não tem com o que se preocupar, a postectomia não é uma cirurgia de redução ou aumento peniano, ela mexe apenas com o tecido de pele. Os corpos cavernosos são os únicos responsáveis pelo tamanho do pênis e nesse tipo de cirurgia eles não são tocados.
“Devo fazer exame de próstata mesmo sem sentir nada?”
Não sentir nada não significa que você não possa ter um problema. Afinal, a maioria dos tumores de próstata são silenciosos em fase inicial e só começam a apresentar sintomas em estágios avançados e de difícil recuperação.
Por isso, a partir da idade recomendada (40 anos para quem tem fatores de risco), o checkup urológico anual é sempre recomendado, mesmo em quem se sente saudável. A partir de exames iniciais, então, vamos determinar se há necessidade de um exame de próstata. Não deixe um problema de fácil solução se tornar um grande.
“Andar de bicicleta pode afetar minha próstata?”
Essa é uma dúvida bastante comum, já que o assento da bicicleta está em contato direto com o períneo e muitas vezes quando andamos por um período longo sentimos dor na região. Mas não há com o que se preocupar, andar de bicicleta não influencia negativamente a próstata, não altera seu tamanho nem suas principais funções. O que a atividade pode causar, dependendo da intensidade, é alterar temporariamente o valor da dosagem do PSA (antígeno prostático específico), que é uma proteína produzida pela próstata e que auxilia na detecção de doenças prostáticas, inclusive do câncer. Ao receber constantes pancadas na região, a dosagem dessa proteína na corrente sanguínea pode aumentar, mas não de uma maneira preocupante. O único problema que ela pode causar é um falso diagnóstico, por isso muitos laboratórios recomendam evitar andar de bicicleta e moto antes da coleta do exame para a dosagem de PSA.
“Como reconhecer uma torção testicular?”
A torção do testículo é mais comum na adolescência, porém também pode ocorrer em crianças e pessoas mais velhas. A origem da predisposição deste problema se deve por uma falha da fixação do testículo na bolsa testicular e, desse modo, pode ocorrer uma rotação no próprio eixo dos vasos sanguíneos que levam sangue ao testículo, gerando uma pausa de irrigação do órgão, levando a um infarto ou morte do tecido e perda de função. Tal quadro necessita de cirurgia de urgência, predominantemente nas primeiras 8 horas do início do quadro, no máximo. Caso contrário, há grandes chances de necrose testicular.
“O que são bolinhas ao redor da glande do pênis?” Essas bolinhas ao redor da glande peniana estão presentes e visíveis em aproximadamente 10% dos homens e são chamadas glândulas de Tyson. Muitos confundem com verrugas causadas pelo HPV, mas são, na verdade, estruturas anatômicas que, em alguns homens, são mais evidentes e hipertrofiadas.
“Existe cirurgia plástica peniana?” A resposta é sim e não. Sim, existem dois tipos principais de cirurgias que podem prometem aumentar o tamanho do pênis, uma para o comprimento e outra para a largura. Mas não, essas cirurgias não são recomendadas e reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Urologia. Esses tipos de cirurgia não trazem os resultados esperados e podem até causar complicações que podem levar à deformação e até infecção.
“A cirurgia de freio curto aumenta o pênis?”
O freio é o pedaço de pele que liga o prepúcio à glande e, quando for curto, ele pode restringir o movimento peniano nas relações sexuais, chegando muitas vezes a incomodar. Mas a cirurgia para eliminar o freio curto não aumenta o pênis!
A depender do ligamento, talvez a glande pode ficar um pouco tensionada e ao realizar a cirurgia pode haver uma falsa impressão de que ele pareça maior, já que agora o órgão está mais retificado. É sempre importante consultar um médico urologista de confiança para obter os resultados esperados.