Câncer de próstata: causas, tratamento e prevenção.

Conheça as causas, tratamentos e métodos de prevenção do câncer de próstata. Saiba como os exames preventivos podem aumentar as chances de cura.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos no Brasil de câncer de próstata. Porém, o que torna essa estatística mais preocupante não é a quantidade em si, mas o fato de que muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas com os exames preventivos e tratamento.

O que é o Câncer de Próstata?

O câncer de próstata ocorre quando células da próstata se multiplicam anormalmente, formando um tumor. Embora não haja uma causa específica, fatores hereditários e ambientais podem estar envolvidos.

Sintomas Comuns de Câncer de Próstata:

  • Vontade frequente de urinar
  • Sangue no sémen ou urina
  • Sensação de bexiga cheia após urinar
  • Disfunção erétil
  • Dor nos ossos

Diagnóstico

A boa notícia é que é possível diagnosticar o câncer de próstata ainda sem sintomas, aumentando muito as chances de uma recuperação plena. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína que, em níveis elevados, pode indicar câncer de próstata.

O nível do PSA pode ser mensurado através do exame laboratorial, e é aí que entra a importância dos exames de rotina, pois caso seja detectado um aumento no nível do PSA, o médico poderá solicitar uma análise mais assertiva para definir suas causas, e avaliar se esse aumento é natural ou não.

PSA elevado é sempre indicativo de câncer de próstata?

Não necessariamente! O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida pelo tecido prostático e liberada de maneira natural na corrente sanguínea. Com o passar dos anos, a próstata pode aumentar de tamanho de forma benigna, e consequentemente o PSA no sangue também aumentará. Assim, nem sempre o PSA elevado está relacionado ao câncer. Por isso, o diagnóstico definitivo é realizado com base em diversos exames.

O PSA sozinho não funciona como diagnóstico de câncer de próstata, sendo necessário exames como o de toque, ressonância magnética e biópsias.

Prevenção

  • Exames Regulares: Exames de rotina ajudam a detectar o câncer precocemente, aumentando as chances de cura.
  • Estilo de Vida Saudável: Manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente pode reduzir os riscos.

Descobri que tenho câncer de próstata, e agora?

Muitos homens se desesperam ao serem diagnosticados com câncer de próstata, mas não há motivos para achar que isso é o fim do mundo, uma vez que, na maioria dos casos, a cirurgia consegue remover o câncer por completo.

No entanto, mesmo após o início do tratamento, é bastante comum que o homem sinta insegurança pela possibilidade da doença progredir ou ressurgir, mas isso irá depender do grau do câncer e do quadro de cada paciente. A verdade é que após o diagnóstico e tratamento do câncer, o homem consegue viver com muita qualidade. Isso porque, atualmente, existem técnicas modernas de tratamento que minimizam as complicações.

O tratamento de câncer de próstata causa impotência?

Essa é uma grande preocupação de muitos homens ao precisarem fazer o tratamento para o câncer de próstata.

Realmente disfunção sexual/impotência sexual é uma complicação comum após a cirurgia para retirada do câncer de próstata, sem contar que, quando preservada a potência, o homem terá um orgasmo sem ejaculação de líquido algum, já que, na cirurgia, retira-se a próstata e as vesículas seminais (que produzem o líquido seminal).

A verdade é que a disfunção depende de uma série de fatores como idade do paciente, qualidade da ereção pré-operatória, extensão do tumor e agressividade do tumor, além da técnica cirúrgica implantada.